Nos sistemas intensivos de produção com a utilização de sistemas de pastejo com lotação rotacionada é fundamental que existam áreas de descanso para proporcionar conforto aos animais, principalmente para rebanhos leiteiros que são mais penalizados. Essas áreas de descanso ajudam a evitar o estresse térmico, que pode provocar queda na produção de leite e comprometimento na reprodução (reabsorção embrionária e abortos) com diminuição da taxa de concepção, apresentando números mais severos à medida que se trabalha com animais mais apurados geneticamente.

            O sombreamento pode ser natural ou artificial. Como na maioria das vezes, não é possível utilizar do sombreamento natural, lançamos mão da construção do sombreamento artificial na área de descanso das vacas. Esse sombreamento pode ser feito com sombrite, lembrando-se que essa tela deve possuir malha de sombreamento de 80%. No caso da adoção desse tipo de sombreamento, deve haver pelo menos duas estruturas de sombra, para fazer rodízio, evitando assim a formação de barro.

            O planejamento da área deve ser feito de forma que se tenha cerca de 8 a 10 m2/vaca para que não ocorram acidentes, como animais pisando sobre os outros, traumatizando principalmente nos tetos e cauda. O pé-direito da estrutura de sombra artificial dever ser no mínimo de 3,5 m e a cobertura deve ser posicionada no sentido norte-sul, para que o deslocamento da sombra durante o dia evite a formação de barro sob a cobertura. O piso normalmente é de terra, sendo as estruturas construídas de maneira que se possa executar a limpeza mecanicamente.

Dicas importantes:

 
– Evite instalar os sombrites muito distantes da água, saleiro e cochos de alimentação, pois isto desestimula o deslocamento dos animais a estes pontos.  Uma boa distância seria entre 25 a 30 metros;
– Se trabalhar com metragem menor por vaca, vai aumentar muito a formação de barro e calor interno;
– É importante trabalhar com boa drenagem debaixo da estrutura. Uma opção é fazer um monte de terra no centro do sombrite de forma que a água escorra para fora e não atrapalhe as vacas deitarem;
– Sugere-se providenciar sombra também para vacas secas e em pré-parto. Há informações mostrando redução na produção de leite quando isto não é feito de forma adequada.

Para adequar mais o manejo de seu rebanho entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Lécio Queiroz Soares – Zootecnista, M.Sc – Diretor e Supervisor de Projetos

Leave a Reply