Os bovinos equilibram a ingestão de componentes de maior energia (grãos) com forragem de forma a tamponar o rúmen contra os produtos da fermentação dos carboidratos. Ao contrário de vacas em pasto, que passam entre 7 a 13 h/d pastejando, vacas leiteiras adultas em sistema intensivo gastam apenas 3 a 5 h/d se alimentando. Em sistema confinado, vacas leiteiras são geralmente alimentadas com uma ração completa (ração total), que contém forragem e grãos que variam no aspecto físico (tamanho de partícula) e nutricional.

A seleção de alimentos por animais pode resultar na ingestão desequilibrada de nutrientes e aumentar o risco de distúrbios digestivos, incluindo acidose ruminal. Algumas vezes bezerros também são alimentados com ração total (volumoso e concentrado), antes e depois do desaleitamento, entretanto, poucas pesquisas têm examinado seleção de alimentos em bezerros.

Consistente com pesquisas em animais adultos, um trabalho descobriu que os bezerros selecionam partículas pequenas. No entanto, outro trabalho mostrou que esta seleção pode ser afetada por escolhas alimentares e experiência anterior. Por exemplo, Miller-Cushon e DeVries (2011) observaram que bezerros alimentados com concentrado ou feno durante o desaleitamento consumiram seletivamente o alimento familiar quando foi fornecida uma ração mista.

Bezerros alimentados com componentes separados (volumoso e concentrado) antes do desaleitamento, comparados com aqueles alimentados com uma ração mista, mostraram redução da seleção alimentar após o desaleitamento. Normalmente os bezerros leiteiros tem livre acesso a concentrado antes do desaleitamento, mas nas semanas após o desaleitamento é comum a substituição do fornecimento de concentrado por uma ração total, o que pode permitir seleção e consequentemente desbalanceamento da dieta.

Fonte: Milkpoint

Leave a Reply